Você sabe o que é Audio Branding?

Sound Branding, também conhecido como Audio Branding, Sonic Branding, Acoustic Branding ou Sonic Mnemonics, é uma das ferramentas de áudio para se fixar uma marca, assim como o jingle é a música ou tema da marca/produto.

Ela é muito aplicada nos veículos audiovisuais (tv, rádio, internet) e faz com que os consumidores memorizem determinado produto ou empresa através dessa “logomarca sonora”.

Audio Branding é uma pequena melodia personalizada, uma seqüência de sons, normalmente composta por 2 ou 3 notas e posicionada principalmente no início ou no final de um comercial. Confira alguns exemplos abaixo:

Para os brasileiros, existe Audio Branding mais famoso do que o Plim Plim da Rede Globo?


Microsoft Xbox 360


Intel

Esses são só alguns exemplos para termos uma idéia de como o Audio Branding é aplicado nas campanhas publicitárias.

Esse “logotipo sonoro” é um tipo de aprendizagem para o cérebro humano e mexe muito com a percepção. Uma melodia é a seqüência mais memorável do som, já que quando ela começa o cérebro humano automaticamente espera o final, isso marca muito o subconsciente humano. Muitos estudos indicam que o Audio Branding pode dar um retorno assustador para o seu produto ou marca, tudo depende de como ele for estudado para ser aplicado em uma campanha de publicidade.

As qualidades essenciais de um Audio Branding são: exclusividade, memorização e flexibilidade.

Em vários países o Audio Branding é levado muito a sério, existem diversas publicações sobre o assunto, livros e até mesmo convenções onde se discutem muitos cases e quais as vantagens que esse tipo de ferramenta pode proporcionar nos meios de comunicação.

Quer fixar a sua marca com seu público-alvo através do áudio?
Entre em contato conosco, o Maximal Studio oferece ao seus clientes o serviço e estudo do Audio Branding para sua marca ou produto.

Deixe um comentário