Jingle vs Spot
Você sabe qual a diferença entre jingle e spot?
Muita gente pode saber, mas ainda existem muitas pessoas que confundem a diferença entre uma peça e outra.
Vamos explicar a diferença entre os dois!
Jingle
O jingle é uma peça publicitária musicada e cantada, elaborada com um refrão simples e de curta duração, com o intuito de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa.
Produzido com uma melodia cativante, transmitido em rádio e, algumas vezes, em comerciais de televisão, o jingle eficiente é feito para “prender” na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas.
O primeiro jingle foi produzido em 1926, nos EUA, para um cereal matinal chamado Wheaties, cujo slogan principal é “Para um café da manhã de campeões”. O auge do jingle foi na década de 50, nos EUA, no boom econômico. Era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, tabaco, bebidas alcoólicas, carros e produtos de higiene pessoal.
No Brasil a propaganda já existia em algumas emissoras de rádio, na forma de merchandising, sem formato e frequência definidos. Mas foi em 1932 que Ademar Casé veiculou em seu programa de variedades o primeiro jingle do Rádio no Brasil.
A construção de um jingle começa na agência de propaganda com a coleta de informações a respeito do produto/empresa, e que em seguida encaminha o briefing ao responsável pela criação. Uma vez criado, o mesmo retorna ao cliente para aprovação. Quando aprovado, o jingle é levado à produção com a escolha do arranjador, cantores e instrumentistas. Normalmente um jingle costuma ter entre 15, 30, 45 ou 60 segundos.
Exemplo de um jingle:
Spot
O spot também é uma produção de áudio utilizada como peça publicitária em rádio ou mesmo em tv. Diferente do jingle que é cantado, o spot é produzido com uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), mixada com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo. Normalmente o spot é utilizado na publicidade quando há muita informação a ser transmitida em uma só mensagem, e também tem uma duração entre 15, 30, 45 ou 60 segundos.
Exemplo de um spot:
Em resumo, o jingle é uma peça de áudio “cantada” para a fixação de uma marca/produto, e o spot é uma peça de áudio “falada” para passar uma informação mais completa de uma marca/produto.
Atualmente temos o springle, que surgiu há pouco tempo no meio publicitário. Ele é a fusão entre o jingle e o spot, com partes cantadas e faladas.
Se você está procurando produção de jingle e/ou spot entre em contato com o Maximal Studio, teremos o prazer de maximizar sua idéia e transformá-la em música através do jingle ou um perfeito spot.
Muito boa informação me ajudou na elaboração do meu TCC. Gratidão.